“Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.”

Palavras do Senhor à Josué, quando da morte de Moisés, o chamou para ser o novo líder que levaria o povo até a terra prometida.

A palavra esforça-te tem em seu significado o sentido de animar-se, tornar-se forte, empregar todas as forças para conseguir alguma coisa.

Tem em sua raiz hebraica o significado de ser persistente, ser firme, fortalecer.

É um verbo e todo verbo é ação! Toda ação é movimento em direção de…

Esforça-te é conselho, ordem, encorajamento!

Esforça-te é ramificação de querer, pois sem querer não haverá esforço! Estão intrinsecamente ligados, um não é sem o outro!

Esforça-te é desempenho! Para toda conquista, seja esta em qualquer âmbito, é preciso empreender esforço e não medi-lo, do contrário tudo não passará de simples desejo.

Esforça-te é cumprir com firmeza e confiança na consciência, a tarefa confiada de lapidação até tornar-se joia!

Esforça-te é regar-se diariamente com as águas da palavra, para que se dê o devido crescimento! Para tanto é preciso conhecer cada canto ressecado e árido de nosso campo, revolver a terra e permitir que dela surja um belo e esplendoroso campo!

Esforça-te é conhecimento! Estamos dentro de um propósito e somos encorajados a não esmorecermos diante as agruras que o engano coloca em nosso derredor. Nosso irmão Jesus admoestou-nos à que tivéssemos bom ânimo e apesar das aflições, não olharmos as circunstâncias, mas seguirmos firmes para o alvo: Cristo, o espírito de Deus!

Por Loir Xavier