Amizade, palavra boa de se ouvir. Ligação cordial, própria do coração, isto é, que conforta os nossos corações, que demonstra sinceridade, lealdade, franqueza, vontade, disposição, afeição, amor, boa relação. Quando a amizade é realmente verdadeira, ela nos traz prazer, paz, confiança, nos acalma e nos anima. É uma relação sem interesse próprio, sem cobranças, sem obrigações, mas só pelo prazer de estar perto de um amigo. Mas neste mundo, quantos amigos verdadeiros nós podemos contar nos dedos? Já é próprio da natureza humana, alguém se aproximar a nós pelo interesse. A pessoa se aproxima pelo o que você tem e não pelo o que você é. Ninguém se liga a ninguém só pela amizade, mas sempre há um interesse por detrás das relações humanas. Você sempre quer que o outro seja fiel a você, mas você não tem nenhuma obrigação com o outro, não assume nenhuma responsabilidade de irmão.

O pensamento sempre é este: a parte do que é seu, é nossa, mas a parte do que é meu, é só minha. Tinha até uma irmã no nosso meio que dizia: essa parte do entendimento de que o que é seu é nosso, eu já entendi, mas essa parte do que é meu, é nosso, eu ainda não entendi. A parte do que é seu é nosso, todo mundo entende, mas a parte do que é meu, é nosso, ninguém entende. O que é meu é meu, mas o que é seu, é nosso, isso conforta os corações.

Neste mundo é muito raro uma amizade verdadeira, mas você sempre tem que mostrar que é amigo servindo a pessoa, pois se não servir, a amizade não existe. A amizade está no que você pode oferecer, mas se você não tem nada a oferecer, escuta aqui, eu te conheço? Tem um ditado antigo que diz: se um homem tiver uma égua, ele vale uma égua. Se ele tiver duas éguas, ele vale duas éguas. Mas se ele não tiver nada, ele não vale nada. Muitas mulheres casam com o dinheiro que o homem tem, mas não com o homem. Se acabar o dinheiro, acaba a relação. Eu sempre disse que neste mundo, muitos vivem da desgraça alheia, e como um mundo desse pode ser bom? A vida humana em si mesma, não tem valor algum, mas o dinheiro tem, e se o dinheiro não estiver a frente, não existe nenhuma amizade por detrás.

Por O teu espírito diz