Estabilidade: qualidade do que é estável, que não sofre variações ou alterações, invariável, inalterável, que está fixo, firme, fincado, em que há constância, que permanece, que se mantém, cujo o equilíbrio foi restaurado, circunstância em que alguém não sofre nenhum risco, propriedade de um corpo estável. Agora a instabilidade é a ausência de firmeza, é a incerteza, desprovido de certeza, circunstância em que alguém se encontra debilitado. É lógico como se vê, que a estabilidade é o oposto da instabilidade.

Dentro do propósito de Deus foi assentada duas bases em nós, a base carnal e a base espiritual. A base carnal se trata da criação e como criação nós produzimos a consciência, e agora vai depender de onde esta consciência está ligada para sabermos se ela é estável ou instável. Vamos analisar agora estas duas bases: a carne como todos sabem veio do pó e na lei se diz que ela voltará ao pó, a carne é uma existência provisória, que não tem firmeza em nada, e tudo o que se firma nela se acabará com a sua morte. Já o espírito é uma existência com características eternas, a começar pela vida que tem, e ele se trata também de uma existência pura, isto é, não sofre variação de mudança. Toda consciência ligada a carne é instável, por se tratar de uma existência instável, e toda consciência ligada ao espírito é estável, porque o espírito é uma existência com características estáveis.

A consciência que tem medo da morte, mostra que ela é ligada a carne, por isso é instável. Mas a consciência ligada no espírito é estável, pois ela não passa pela morte, mas volta a Deus com o espírito, e por isso não sofre a ação do tempo. Quando uma consciência é ligada verdadeiramente no espírito de Deus, ela é estável, independentemente das condições adversas, como Jesus que mesmo passando pelo caminho do gólgota, não se abalou com nada. Mas quando a consciência é ligada a carne, ela é totalmente instável e tem medo até de uma barata tonta, pois a carne é lama e quem está firmado na lama, afunda.

Mas a consciência não pode se enganar dizendo que é espiritual tendo a sua base na carne. O que mostra que uma consciência é espiritual, não é o que ela fala pela boca, mas é o que ela vive. Se a tua consciência luta pela carne, mostra que ela é carnal e está se iludindo que é espiritual, tem até um ditado que diz: de boas intenções o inferno está cheio.

Por O teu espírito diz