É lógico que os remédios curam as doenças físicas, mas a correção do entendimento traz cura a alma. O único remédio que cura as doenças da alma é a compreensão. É a falta de compreensão que traz tormentos, angústias e frustrações para uma consciência. O único meio que nos leva ao entendimento das coisas é o raciocínio. Só para se ter uma ideia, a compreensão muda tudo, o modo de se comportar, de agir e faz a paz reinar dentro da consciência. Mas infelizmente as consciências são ignorantes, perturbadas, desorientadas, justamente por não compreenderem as coisas.

A falta de entendimento é uma doença tão grave que tem levado muitas pessoas ao suicídio. A paranoia também é uma doença que leva o indivíduo a suspeitar erroneamente que alguém está o traindo, é a tal da mania da perseguição. E fora destas doenças, existem muitas outras doenças na alma que provocam distúrbios e leva a consciência à loucura por nada. A avareza, o ciúme, a vaidade, a ira, a soberba, a inveja, são algumas doenças da alma, e a cura para todas estas doenças está na compreensão. Como analisamos consciências, podemos notar como a consciência de Jesus, por exemplo, era sã, ele compreendia até aqueles que o matavam, pois compreendia a ignorância do próximo, assim como um professor que deve compreender a ignorância do aluno, e que está ali justamente para ensina-lo. Quando alguém quer aprender e não aprende, a culpa está em quem ensina, pois não sabe ensinar. Quem ensina deve aprender a ter didática, encontrar um método de ensino que faça o aluno compreender.

A psicologia é uma ciência que estuda o comportamento das consciências diante da sociedade. Eu, porém, estudo uma consciência diante do Criador, pois a consciência é o fruto que a criação humana produz, e é este fruto que interessa a Ele. Mas para este fruto interessa-lo, a consciência deve estar pura, limpa, alma como se diz, sem nenhum vestígio deste mundo. A consciência é comparada a uma casa, onde temos que tirar os sentimentos da existência provisória dela, e estabelecer a existência eterna nela. Já foi dito que se conhecêssemos a verdade nos libertaríamos, mas que verdade é esta que liberta as nossas consciências? A verdade da nossa razão de existir, esta é a verdade que cura todas as consciências, mas a incompreensão só traz tormentos.

Por Michele Mi